quinta-feira, 7 de junho de 2012

7- Sentimentos Essenciais para o "Felizes para Sempre" - ORGULHO E HUMILDADE

Para um relacionamento amoroso dar certo  dois sentimentos precisam se equilibrar : Orgulho e humildade.
Pode parecer estranho, pois muitas pessoas acreditam que se trata de sentimentos que se opõem, no entanto eu prefiro ver como sentimentos complementares.
Orgulho – Sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez. Conceito elevado ou exagerado de si próprio; amor-próprio.
É o orgulho que nos faz colocar limite numa relação que começa a tomar um rumo diferente do desejado, nos dá força para exigir dignidade e respeito dentro da relação.
O orgulho, ao contrário do que muitos pensam, não é ser maior ou melhor do que as outras pessoas. Não tem nada a ver com arrogância ou superioridade. É saber que cada um de nós tem um núcleo de força interior que nos permite enfrentar situações difíceis e nos torna aptos a viver.
Cada vez que agimos sem respeitar nosso valor próprio, iremos agir por culpa, vergonha, medo e desonestidade. Quando nós, fazemos algo de que não sentimos orgulho, temos que assumir a responsabilidade, e termos humildade.
 
A humildade irá nos mostrar a verdade sobre nos mesmos.
Humildade. Do latim humilitas, de humilis = pequeno. Virtude que conduz o indivíduo à consciência das suas limitações. Significa "filhos da terra", refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nosso tamanho, respeito, simplicidade e honestidade.
A humildade faz que você olhe para todo fracasso como uma forma de aprendizado, como mais uma etapa a ser superada por todos aqueles que sonham em conquistar o amor verdadeiro.
Deixe-me contar um pequeno conto: Em plena selva, um feiticeiro conduz seu aprendiz por caminhos tortuosos com o intuito de ensinar-lhe sobre os erros da vida.  Embora mais velho, caminhava com agilidade, enquanto o aprendiz escorregava e caía a todo instante. A cada tombo, blasfemava, xingava e amaldiçoava o solo ...
Depois de uma longa caminhada, e muitos tombos e xingamentos, chegam a seu destino onde, o aprendiz reclama: - Você não me ensinou nada.
- Ensinei, sim. Mas parece que você não aprendeu nada. Estou tentando lhe ensinar como lidar com os erros da vida.
- E como lidar com eles?
- Da mesma forma que você deveria lidar com seus tombos. Em vez de ficar blasfemando, amaldiçoando e xingando o lugar onde caiu, deveria procurar humildemente a causa dos seus tombos.
O orgulho é importante para agir, colocar limites e a humildade para refletir sobre os erros, crescer e se transformar em uma pessoa madura, prontas para viverem um bom relacionamento amoroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário