domingo, 10 de junho de 2012

10- CONTINUANDO O MEIO TEMPO

Realmente gosto muito do conceito de meio tempo do livro : "Enquanto o amor não vem " de Iyanla Vanzant, então vou compartilhar mais um pouco dele com vocês.
Ai vai............... O meio tempo
É importante afirmar clara e enfaticamente que o meio-tempo não é um lugar ruim de se estar. Nem você deve achar que, se está no meio-tempo, você ou a outra pessoa fez alguma coisa errada. O meio-tempo não é sinal de que você errou de novo ou de que, mais uma vez, alguém está errando. O meio-tempo é e sempre será um momento e um meio de aprendizagem e crescimento em direção ao amor por si e pelos outros.

Quando estamos envolvidos em um relacionamento, a maioria se sente perdida a maior parte do tempo. Ficamos tentando descobrir o que fazer e como fazê-lo. Continuamos perguntando: Por quê? Por que não deu certo? Quando? Quando irei conseguir? Com quem? Com quem irei terminar? Como? Como saberei que essa pessoa é a pessoa certa? Essas são as perguntas mais comuns no meio-tempo. Independente de como anda seu relacionamento, se você está se fazendo essas perguntas, está tendo uma experiência de meio-tempo. Mas muitas vezes resistimos em fazer esse tipo de perguntas, porque elas nos incomodam. Não tem importância! Podemos ter certeza de que nos encontramos no meio-tempo se:

 • Sabemos o que há de errado com todos os nossos ex-parceiros, mas não enxergamos nossas próprias fraquezas.
• Choramos sem nenhum motivo aparente e não queremos que ninguém saiba que andamos chorando.
• Fomos demitidos ou dispensados do trabalho.
• Nos separamos ou divorciamos recentemente.
• Fomos roubados ou enganados.
• Namoramos cinco pessoas diferentes nos últimos nove meses.
• Não namoramos ninguém nos últimos nove meses.
• Estamos casados ou dividindo a pasta de dentes com alguém, mas continuamos procurando outra pessoa.
• Não estamos casados, mas dividimos a pasta de dentes e o espaço no armário com alguém e não temos certeza de que é isso o que queremos fazer.
• Não estamos casados, não dividimos a pasta de dentes e desistimos de namorar.
• Nossa mãe vive perguntando quando teremos filhos.
• Nossa mãe vive perguntando quando foi a última vez que vimos nossos filhos.
• Esquecemos como é o jeito das crianças.

Ainda que existam centenas de situações diferentes, essas são .situações do dia-a-dia mais comuns que sinalizam que você está tendo uma experiência de meio-tempo. Também posso afirmar que, se você estiver vivendo uma dessas situações, está passando por uma grande confusão interna, enquanto tenta descobrir o que fazer a seguir.

O conflito e a confusão interna causados por uma experiência do meio-tempo acontecem quando não conseguimos fazer por nós mesmos e em nossos relacionamentos uma das quatro coisas abaixo: 

1. Não fomos claros e não conseguimos saber exatamente o que queríamos, precisávamos ou esperávamos de nós mesmos e dos outros.
2. Não dissemos a verdade microscópica, absoluta e sem qualquer deformação para nós mesmos, para os outros, sobre nós mesmos, sobre os outros, em relação ao que queríamos, precisávamos e esperávamos de qualquer relacionamento.
3. Não pedimos o que queríamos e aceitamos o que nos foi oferecido apesar de estarmos absolutamente conscientes de que não chegava nem perto do que havíamos imaginado.
4. Levamos um relacionamento adiante, embora tivéssemos consciência do medo que sentíamos. 

Vamos viver o meio-tempo conscientes de que esta é uma oportunidade que a vida nos dá para sermos mais claros, mais verdadeiros e para curarmos nossas feridas, preparando-nos para dar e receber a única coisa fundamental que todos nós queremos: um amor puro, honesto e incondicional.

Não existe um tempo determinado no meio-tempo. Não é uma questão de "se eu fizer isso, vai acabar mais rápido!" ou "se eu fizer desse jeito, nunca mais vou passar por isso!". Cada um tem a sua própria experiência. Você ficará no meio-tempo o tempo que for necessário para botar suas questões internas em ordem e para que a outra pessoa fique pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário