quarta-feira, 6 de junho de 2012

6- Sentimentos Essenciais para o “Felizes para Sempre”. CONFIANÇA

Responda: Você confia na pessoa com quem está? Você acredita no que ela te diz? Você acredita que pode contar com ela? Está certo de que ela faz o possível para cumprir o que promete e está disposta a construir uma relação baseada na sinceridade e na verdade, por mais difícil que seja?

Muitos psicólogos, escritores e você com certeza também já disse que a confiança é o alicerce do relacionamento amoroso. Você sabe porque?  Maslow definiu um conjunto de cinco necessidades essenciais para o ser humano. O sentimento de segurança, depois das necessidades básicas como fome, sede é necessidade prioritária para o ser humano. Por isso nós precisamos sentir segurança para poder amar e compartilhar.
A confiança é construída sobre três bases:

a- base da cognição está relacionada com o conhecimento sobre a pessoa; sobre o que você sabe sobre seu parceiro, que referências você tem do seu passado do seu parceiro;
b-  a base afetiva, ou emocional, é checar junto a seus sentimentos se a situação tem congruência, fica a dica: dê atenção aos seus sentimentos, uma incongruência traz quase sempre uma sensação desagradável. O sentimento de ser cuidado e ser respeitado é importantíssimo para a base afetiva.
c- a base comportamental, se relaciona com as ações e comportamentos adotados pela pessoa, é verificar se o que é dito é cumprido.

Vale dizer que, quanto maior as bases mais sólidas será a confiança e mais estreito o relacionamento entre os parceiro e maiores as chances de lealdade.
Um relacionamento onde falta confiança torna qualquer situação grande e motivos de brigas. A desconfiança sem duvida desgasta a relação.

Depois um tempo vivenciando um relacionamento onde falta confiança, a pessoa envolvida olha para dentro e passa a desconfiar de si mesma, passa há não ter certeza do que percebe, do que ouve e do que sente sem se dar conta vai minando sua autoestima.
Acaba presa a esse círculo vicioso, que tende a repetir nas situações e relações posteriores, criando uma dificuldade “crônica” em confiar na pessoa com a qual se relaciona. Ficam incapazes de confiar completamente em outra por sentirem um medo enorme e muito arraigado dentro de si de serem feridos e sofrer.

As pessoas que têm problemas de confiança em seus relacionamentos vão continuar a carregar consigo sua incapacidade de partilhar seu amor com os outros, até o momento em que eles decidam trazer o tema à tona e trabalhá-lo para chegar a um desfecho positivo.
Se a desconfiança impedindo você de sentir e viver plenamente um relacionamento amoroso, então você precisa confrontar a falta da confiança você mesmo. Não dependa dos outros para resolverem problemas que são seus, pois você é o único que pode realmente solucioná-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário