terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Coaching não é psicoterapia.

 Qual a diferença entre psicoterapia e coaching  ?

O coaching não deve ser confundido com outras abordagens, principalmente com terapia. Essa procura entender o problema do paciente buscando no passado as razões de seus conflitos e dilemas. Já o coaching foca o presente, estabelece estratégia para o futuro e dá ênfase em clarear objetivamente as metas e os meios de mudança, explica o professor. Logo, a terapia enfatiza a busca do ‘por que’, o coaching, enfatiza ‘o que’, o cliente quer, ‘como’ ele pode chegar lá, e ‘quando’  ele quer alcançar esta meta.

Coach também é confundido com conselheiro, mentor e guru. Apesar de extremamente valiosos, nenhum destes papéis requer o compromisso de apoiar pessoas a realizar metas. No papel de coach, este compromisso é fundamental na medida em que o coach atua no campo do desempenho - resultado e realização pessoal - e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência. Por isso o coach deve ser um profissional preparado e com certificação reconhecida para atuar nesta área.
Onde você fez sua formação ?
Sou formada em Personal&Professional Coaching e Executive Coaching pela SBC Sociedade Brasileira de Coaching, únicos no Brasil com credenciamento no Conselho Internacional de Coaching – ICI e pelo Behavioral Coach Institute – BCI. 

Como é o processo de coaching?

São reuniões individuais, onde é formada uma parceria entre coach e cliente, com o objetivo de criar estratégias e manter o foco em ações que levem ao sucesso do seu projeto. O processo de Coaching cumpre as seguintes etapas: 

1. Contexto pessoal - Onde Estou.

2. Metas - Onde Quero Estar.

3. Plano de ação - Como Fazer.

4. Acompanhamento e avaliação - Motivação e Comprometimento.

Coaching : Transformar as possibilidades futuras em realidade; Conquistar metas pessoais e profissionais; Identificar seu projeto de vida e motivação pessoal; Desenvolver novas competências; Auto-conhecimento e desenvolvimento de auto-confiança; Maior produtividade, excelência e criatividade; Evolução e transformação pessoal.

Onde surgiu o coaching?

Um dos precursores da profissão de Coach é o ex-treinador de tênis Timothy Galloway, que em 1974 publicou o livro “The inner game of tennis”, apresentando pela primeira vez o coaching esportivo adaptado ao chamado “jogo interior da mente humana”, ampliando suas aplicações a todos os campos da vida.
O coach traz, do mundo esportivo, o desenvolvimento de aptidões e competências, definição de estratégias, táticas e o comprometimento em obter resultados. Do consultor empresarial, explora o presente e ajuda o cliente a projetar e criar a visão necessária para desenvolver métodos de trabalhos eficientes e produtivos, enquanto o lado do mentoring reconhece e potencializa o talento nato de executivos e demais profissionais. Assim, direciona as ações de maneira congruente com as metas e valores do profissional e da empresa.
            O coaching, além de ser uma das ferramentas mais modernas de desenvolvimento, é uma das únicas que possibilita um uso individualizado e personalizado de acordo com cada necessidade focado em resultados e com o alcance de mudanças consistentes e duradouras. Direciona a atenção do cliente para metas e resultados, tirando seu foco do problema e transformando pressão em propósito. É um up grade do pensamento estratégico, da atitude mental e do comportamento do executivo que passa a atuar de maneira mais proativa e assertiva, afetando o ambiente e as pessoas que o rodeiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário