segunda-feira, 29 de abril de 2013

Procrastinar : Uma estrategia de motivação ? Como assim?

Você, lembra, do ditado popular que diz que, quando a água bate na bunda se aprende a nadar. Então muitos de nós, usa da procrastinação para nos pressionar, para nos colocar em ação!

De inicio, você evita fazer alguma coisa desagradável ou difícil ou trabalhosa. Por um tempo isso funciona bem... dependendo da importância da tarefa, até que sua mente, o prazo, os outros comecem a pressionar , pressionar , pressionar.
Você sabe que aquilo precisa ser feito... mais cedo ou mais tarde. No começa você até o ignora. Mais tarde você "tenta" ignorá-lo. Ainda mais tarde você não consegue ignorá-lo – você tem que se dedicar a isso agora mesmo porque se tornou urgente e inevitável. Então, e só então, você faz. Affffff.

Do momento da tarefa até sua execução, o estresse foi se acumulando, a pressão foi crescendo. Você foi ficando gradualmente mais e mais desconfortável. Ignorar a tarefa foi ficando cada vez mais difícil e incomodo. No final, para se livrar do estresse autoimposto, você agiu.
Procrastinamos porque nós queremos gratificação instantânea, assim deixamos para agir quando a tarefa AGORA se torna insuportável. Ficar largado no sofá é bom demais, talvez melhor agora do que ir para academia, ou arrumar a casa, ou ou ou ou. Navegar na internet é mais fácil, agora, do que ler um  livro.  "Qualquer coisa" é mais fácil, agora, do que fazer o projeto que estamos enrolando.
Você já pensou no gasto de energia mental para adiar a realização da tarefa, pois gradualmente você precisa de mais esforço mental para "não pensar sobre isso".

Porém o mais estranho é que você pensa nisso toda hora rssss e sabe que vai ter que parar e realizar a tarefa mais cedo ou mais tarde.
Percebe você acabou de usar a procrastinação como uma estratégia para gerar stress, pressão para agir. Parabens!!!!! Porque ao final obteve sucesso na estratégia e obteve resultado, reforçando o uso da estratégia na próxima vez.

A única diferença é que a procrastinação faz você aumentar gradualmente o nível do estresse e da intranquilidade por algumas semanas ou meses – e, quando você finalmente decide agir, você o faz mais devido à pressão do que por sua escolha.

Uma das soluções para a procrastinação é bem simples, basta trocar o:
eu deveria..................., eu tenho que .................,
pela frase: 
eu quero................,
eu posso fazer............... agora e
eu vou dar inicio a .......................... agora.

Experiemente e veja o resultado. Veja suas tarefas sendo realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário