terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GRATIDÃO – Sentimento de Poder


A gratidão pode ser uma poderosa prática de transformação. Os psicólogos Robert Emmons, da Universidade C. Davis e Michael McCullough, da Universidade de Miami, descobriram que a prática da gratidão pode realmente melhorar o nosso bem estar físico e emocional. O seu projeto em andamento de Pesquisa sobre Gratidão e Agradecimento, vem demonstrando que as pessoas que mantêm jornadas semanais de gratidão têm menos sintomas físicos, se exercitam mais, possuem uma melhor perspectiva de vida e atingem mais facilmente seus objetivos. Pessoas com doenças neuromuscular, que praticam diariamente a gratidão, “possuem melhor humor e energia“, sentem-se mais conectados com outros e sentem-se mais otimistas com relação à vida, comparativamente a outro grupo de controle da pesquisa.

“A prática da gratidão ajuda as pessoas a extrair o melhor da vida”, diz Emmons. “As pessoas também podem experimentar uma mudança geral, em direção a uma visão mais benevolente do mundo. Penso que é um tipo de mudança espiritual para algumas pessoas, pois as torna mais conscientes da vida como um presente.”

Reclamamos muito e agradecemos pouco. A maioria de nós coloca o foco no que está ruim e deixa de lado tudo de bom que somos, que temos, que vivemos, que nos rodeia.

Dificuldades? Perdas? Dores? Incompreensões? Críticas? Problemas financeiros? É chato sim, é ruim, atrapalha, entristece. Mas, pára um pouco e mesmo no meio de um turbilhão de dificuldades, respira e muda o foco. Você vai se surpreender e até se envergonhar de, às vezes, ser tão pouco grato.

É claro que há situações que nos paralisam, por um tempo. Mas geralmente e felizmente temos mais a agradecer do que a lamentar.

Você enxerga? Ouve? Pode andar? Abraçar?  Falar? Comer? Beijar? Mesmo que lhe falte alguma coisa disso tudo, ainda assim você é um privilegiado.

Tem onde dormir? Um agasalho no frio? Um meio de sustento? Tem família? Amigos? Mesmo que lhe falte alguma coisa disso tudo, ainda assim você é um privilegiado.

Consegue pensar direito? Se articular?  Já teve o privilégio de amar e ser amado? Então você é um privilegiado.

Momentos difíceis, angústia, dor, perdas... Quer a gente queira ou não, faz parte do processo de viver.

Temos duas escolhas. Colocar o nosso foco em tudo de ruim que acontece com a gente e a nossa volta ou no que há de positivo, de produtivo.

É impossível acrescentar algo mais à sua vida se você não se sente grato pelo que tem. Por quê? Porque os pensamentos e sentimentos que você emite quando não é grato são emoções negativas. Sejam eles inveja, ressentimento, insatisfação ou a sensação de "não é o bastante", esses sentimentos não podem dar a você o que quer.

OBRIGADOOO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário