sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Chega de desculpa. Vamos !!!!! Inicie. Aja. Faça.

Se nós sempre encontramos várias desculpas para não começar algo, que dirá para recomeçar.

Vamos a uma lista das mais clássicas:
- eu já tentei antes e não consegui.......
- eu perdi o “time” agora não dá mais...
- não deu certo antes porque daria agora...
- ahhh eu não tenho mais idade (tempo, cabeça e outras) para isso agora......
- hoje não amanhã eu começo......
- peraí. quando eu conseguir “tal coisa” eu começo
-
-
-
(este espaço é para você pensar mas suas prediletas e pessoais)
Pense que desculpas você dá para não recomeçar.

Privar das coisas que você quer, pode e gosta de fazer na vida usando suas velhas afirmações é uma grande auto-sabotagem. São as resistências, uma forma de buscar manter o status quo, deixar a situação como está.

É preciso combater duramente essa desculpa que faz com que cada um de nós não recomece a vida, não retome seus projetos e planos.

Para isso vamos olhá-las de pertinho:
-eu já tentei antes e não consegui....... Só porque as coisas se apresentaram, aconteceram de uma certa maneira antes, não significa que elas tenham de ser assim para sempre. Na maioria das vezes nós somos capazes de fazer muito mais do que nós já fizemos no passado se estivermos dispostos a avaliar com humildade erros e acertos e seguir em frente.

- eu perdi o “time” agora não dá mais... Por trás dessa aparente resignação, existe uma grande covardia, um grande comodismo e o medo, que nos leva a desistir sem tentar de novo. Sempre é tempo; afinal antes tarde do que nunca.

- não deu certo antes porque daria agora...  Dizer que você já tentou alguma coisa muitas vezes dá um"peso estatístico" à sua resistência, o que te confere autoridade suficiente para descartar a mudança que está sendo proposta.
Parece uma a posição de prudência, para não quebrar à cara, uma maneira de não arriscar a se frustrar de novo.    No entanto, na maioria das vezes é apenas uma máscara para falta de disposição, de pulso, de ânimo, de coragem, para enfrentar a situação e decidir - aqui e agora  fazer acontecer. Afinal de contas sabemos que antes foi antes.

- ahhh eu não tenho mais idade (tempo, cabeça e outras) para isso agora...... O pior obstáculo é o que eu mesmo enxergo ou propositalmente coloco no caminho, a fim de justificar a minha incapacidade de seguir adiante. A tática aqui é a seguinte: fazer tudo que não precisa ser feito de modo a ocupar o tempo todo e não sobrar tempo( cabeça, idade e outras) nenhum para fazer o que é preciso...

- hoje não amanhã eu começo...... Tudo começa com um pequeno passo, um pequeno empurrão, uma palavra, uma ação, um movimento. Exatamente o pequeno passo, o pequeno empurrão, a palavra, a ação, o movimento que está nas minhas mãos realizar, AQUI E AGORA.

- peraí. quando eu conseguir “tal coisa” eu começo. Você esta acreditando que falta algo, um recurso, uma capacidade, um fato e justifica tudo usando esta falta.  No entanto, quando olhar mais atentamente para esta alegada "falta de ......", vai acabar descobrindo que a maior parte das coisas que precisa fazer INDEPENDEM de ter ou não este recurso. O discurso da falta de recursos se encaixa perfeitamente com a nossa falta de coragem, com a nossa indecisão, com a nossa indisposição de pegar pra valer.

-é muito difícil (não vou dar conta). Esta é uma desculpa que pode funcionar e realmente funciona, no entanto com um custo muito alto. Pense que esta desculpa tem implícito que se sente incapaz, sem força, sem competência e isso dito muitas vezes com certeza irá gerar uma diminuição da sua auto-estima.   Aqui, novamente, é o medo que está por trás, ditando as regras. Medo de errar, medo de arriscar, medo de fazer e não dar certo, medo de dar com os burros n'água, essas coisas.... rsss

Com certeza estas desculpas são todas verdadeiras rsssss.  Nós damos desculpas por um grande motivo, nos manter na zona de conforto e manter seguro nossa vida, nosso mundo e nosso umbigo.

O preço da segurança é a perda de desenvolvimento pessoal, da oportunidade de explorar o território sempre desconhecido e novo que é a VIDA, com suas infinitas escolhas e desafios.
Deixando tudo como está, você e eu evitamos o risco e o esforço de explorar e conhecer o seu próprio EU, de encontrar e de trilhar o seu próprio caminho.


Chega de desculpa. Vamos !!!!! Inicie, aja , faça.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A velha deixada a margem do rio.

Em um lugar distante, num tempo qualquer  havia um sábio, um homem que aprendeu muito com seus erros e acertos, admirado  e cheio de conhecimentos.
Devido a sua posição, sua sabedoria, ninguém podia tocar no sábio e ele não tocava ninguém esta era a regra e deveria ser respeitada.
Um dia o sábio caminhava com seu aprendiz e transmitia seus conhecimentos, andavam lentamente, ate chegarem a beira de um rio e quando estavam começando a atravessar o rio e apareceu uma velha.
A  velha pediu ao sábio que ele a coloca-se nas costas para travessar o rio. Disse que seu filho estava do outro lado e que não tinha forças para atravessar sozinha e pediu muitoooo que o sábio a carrega-se.
O aprendiz logo foi dizendo que ninguém podia tocar o sábio e que ela  desse um jeito, a velha olhou o sábio nos olhos  e abaixou a cabeça.
O sábio aproximou-se colocou a velha nas costas e atravessou o rio, o aprendiz o seguiu em silencio.
A terminar a travessia o sábio delicadamente deixou a velha do outro lado do rio e seguiu seu caminho em silencio. O aprendiz o seguia inquieto e incomodado.
Num momento o aprendiz parou e disse ao sábio, não posso mais segui-lo meu senhor, você quebrou a regra, você desrespeitou a tradição, você não podia ter carregado aquela velha, eu não te admiro mais. Eu que sou seu aprendiz nunca recebi um toque seu e ai você carrega aquela velha, você não podia e eu não vou mais segui-lo.
O sábio calmamente olha nos olhos do aprendiz e fala:
É verdade,  eu carreguei aquela velha, só que eu a deixei lá na outra margem do rio, você  me tocou nela no entanto a vem carregando o caminho todo.
Irá me deixar aqui e ainda levará a velha com você.

Encontre dentro sua mente aqueles velhos erros e culpas e delicadamente ao seu tempo você irá deixar a velha lembrança a beira do rio e RECOMECE....................
 Encontre velhas situações,  escute velhas palavras que as pessoas, ou você sempre se dizia e calmamente deixe-as na margem do rio e RECOMECE................
Suavemente deixe a beira do rio velhos sentimentos, velhas emoções, abaixe-se e já tirando dos seus ombros sua velha................. sua velha vida, sua velha forma de ver o mundo e vai colocando uma a uma delicadamente a beira do rio.................. e RECOMECE.
Deixe na margem as velhas idéias e os velhos pensamentos, os velhos erros e culpas e RECOMECE 
Quando você tiver deixado ali as velhas.............  as suas velhas,  cada um no seu tempo, siga seu caminho, levante seu rosto,  mais consciente e  muuuuito mais sábio.

E RECOMECE.