segunda-feira, 29 de abril de 2013

Procrastinar : Uma estrategia de motivação ? Como assim?

Você, lembra, do ditado popular que diz que, quando a água bate na bunda se aprende a nadar. Então muitos de nós, usa da procrastinação para nos pressionar, para nos colocar em ação!

De inicio, você evita fazer alguma coisa desagradável ou difícil ou trabalhosa. Por um tempo isso funciona bem... dependendo da importância da tarefa, até que sua mente, o prazo, os outros comecem a pressionar , pressionar , pressionar.
Você sabe que aquilo precisa ser feito... mais cedo ou mais tarde. No começa você até o ignora. Mais tarde você "tenta" ignorá-lo. Ainda mais tarde você não consegue ignorá-lo – você tem que se dedicar a isso agora mesmo porque se tornou urgente e inevitável. Então, e só então, você faz. Affffff.

Do momento da tarefa até sua execução, o estresse foi se acumulando, a pressão foi crescendo. Você foi ficando gradualmente mais e mais desconfortável. Ignorar a tarefa foi ficando cada vez mais difícil e incomodo. No final, para se livrar do estresse autoimposto, você agiu.
Procrastinamos porque nós queremos gratificação instantânea, assim deixamos para agir quando a tarefa AGORA se torna insuportável. Ficar largado no sofá é bom demais, talvez melhor agora do que ir para academia, ou arrumar a casa, ou ou ou ou. Navegar na internet é mais fácil, agora, do que ler um  livro.  "Qualquer coisa" é mais fácil, agora, do que fazer o projeto que estamos enrolando.
Você já pensou no gasto de energia mental para adiar a realização da tarefa, pois gradualmente você precisa de mais esforço mental para "não pensar sobre isso".

Porém o mais estranho é que você pensa nisso toda hora rssss e sabe que vai ter que parar e realizar a tarefa mais cedo ou mais tarde.
Percebe você acabou de usar a procrastinação como uma estratégia para gerar stress, pressão para agir. Parabens!!!!! Porque ao final obteve sucesso na estratégia e obteve resultado, reforçando o uso da estratégia na próxima vez.

A única diferença é que a procrastinação faz você aumentar gradualmente o nível do estresse e da intranquilidade por algumas semanas ou meses – e, quando você finalmente decide agir, você o faz mais devido à pressão do que por sua escolha.

Uma das soluções para a procrastinação é bem simples, basta trocar o:
eu deveria..................., eu tenho que .................,
pela frase: 
eu quero................,
eu posso fazer............... agora e
eu vou dar inicio a .......................... agora.

Experiemente e veja o resultado. Veja suas tarefas sendo realizadas.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Procrastinação – A força que impede VOCÊ de alcançar seus objetivos.


Se você não conseguiu iniciar ou prosseguir com as ações diárias, saiba agora porque?
Você sabe o que deseja. Sabe o que tem que fazer pra realizar suas metas e tarefas. No entanto não faz. Saiba agora  porque?

Todos nós temos o habito de procrastinar, inclusive eu rss.
A procrastinação é o ato de adiar tarefas.

Está em nossa cultura, afinal contamos sempre com “o jeitinho brasileiro” para resolver as coisas. Por isso usamos mais do que devíamos o famoso “deixa que depois eu faço”.  No entanto o “empurrar com a barriga” não é uma característica típica e exclusiva dos brasileiros, a procrastinação – é um habito mundial.
De acordo com os especialistas, todas as pessoas, sem exceção, procrastinam. O que varia é a freqüência com que fazem isso.

Eu acredito que a questão é o exagero e a falta de consciência ligada ao hábito, tornando-o mais danoso para seu dia a dia, trazendo prejuízo para sua vida e para seu futuro. 
O problema é que, se a pessoa não parar para refletir sobre os motivos do adiamento, pode fazer com que esse comportamento torne-se padrão em sua vida.
Sem consciência não há escolha.

Pesquisa realizada em 2011, pelo autor do livro: Equilíbrio e Resultado - Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer? (Editora Sextante), - Christian Barbosa, percebeu que 97,4% dos brasileiros admitem deixar atividades importantes para a última hora. E afirma ainda que os assuntos pessoais são os que acabam sendo os aspectos que mais adiamos em nossas vidas.

Estamos tão acostumados à procrastinação que nós até chegamos a programá-la:
- colocamos o despertador adiantado para ficar mais cinco ou 10 minutos na cama,
- ficamos com preguiça de lavar a louça do jantar
- deixamos para mais tarde aquela tarefa “chata” e muitas outras.

Não há nada de errado em procrastinar de vez em quando, o problema é sempre adiar atividades.
Tornar a procrastinação uma forma de vida levará você a estabelecer uma relação desgastante com familiares e amigos. Ele traz consequencias para você , como desenvolver sentimentos autodestrutivos, ansiedade e perda da autoconfiança, o que faz com que as ações posteriores àquelas que adiou tornem-se ainda mais difíceis de serem realizadas.
Importante dizer que a procrastinação não depende diretamente da dimensão ou do teor da tarefa, da importância da decisão ou da ação a ser realizada. Quem ter o habito de procrastinar posterga desde tarefas banais até compromissos importantes. 
 
Só que você não deixa tudo para depois. Perceba que não é tudo você protela em sua vida. Há coisas que você programa e faz sem deixar para depois: uma partida de futebol com os amigos, uma tarde de chá, uma visita ao shopping, etc. Ou seja, mesmo, sendo um hábito inconsciente ele não é acionado sempre.
Então para começar a mudar isso,  1- admita AGORA que você, como muitos, têm este comportamento prejudicial, ficando depois frustrado, ansioso, até com raiva e decepcionado com você mesmo. 2- faça uma lista de tudo que tem o habito de deixar para depois e faça isso AGORA.

Nos próximos textos vamos entender que motivos nos levam a procrastinar e o que estratégias usar para mudar este hábito.

Até lá.